Back





 Líderes da Indústria Introduzem um Novo Padrão para o Monitoramento e Controle da Operação de PCs

Mais de 15 OEMs e Fabricantes de Placas-Mãe e Periféricos Aprovam a Nova Especificação Aberta Enthusiast System Architecture (ESA)

SÃO PAULO, 5 DE NOVEMBRO DE 2007 — Líderes da indústria de PCs, incluindo NVIDIA, Dell, HP, Alienware, Falcon Northwest, CoolerMaster, Thermaltake e vários outros, anunciaram hoje os detalhes de um padrão aberto e livre de royalties para o monitoramento e controle em tempo real de fontes de energia, cases e sistemas de water cooling. A Enthusiast System Architecture (ESA) especifica um protocolo de informação que os componentes do sistema podem usar para comunicarem-se entre si de forma a ajustar os parâmetros de operação e fornecer importantes informações sobre o sistema para o usuário. Ao implementarem a ESA, os integradores e entusiastas agora podem montar PCs otimizados, de performance superior às soluções proprietárias encontradas hoje.

“O protocolo de comunicação disponibilizado com a ESA traz uma amplo conjunto de ferramentas para a otimização da performance do hardware. Tais ferramentas oferecem aos entusiastas mais flexibilidade e controle sobre os componentes primários de suporte ao sistema”, disse Kevin Kettler, PhD, e CTO da Dell Inc. “Por exemplo, o método de comunicação ESA é utilizado na arquitetura LightFX exclusiva da Dell, e irá acelerar o desenvolvimento de sistemas de iluminação ambiente em games altamente imersivos.”

O novo padrão ESA é baseado na especificação USB HID e foi projetado para suportar novas opções de monitoramento e controle de dispositivos tais como fontes de energia, cases e sistemas de refrigeração à ar e água. Até o lançamento da ESA, não havia um padrão de protocolo de comunicação que permitisse a tais componentes reportarem informações de volta ao usuário. Dados essenciais, tais como temperatura, aquecimento, voltagem e fluxo de ar podem ser consultados em tempo real e são críticos para se obter o máximo de performance e de overclocking. Com a ESA, os fabricantes de componentes agora podem equipar seus dispositivos com diversos sensores analógicos e digitais capazes de coletar e transmitir dados em tempo real, que podem ser analisados para a otimização das condições de operação do PC. Além disso, a função de log da ESA dá aos fabricantes e integradores uma maneira fácil e livre de custos para ajudar a identificar anormalidades na operação, permitindo um diagnóstico rápido e preciso de eventuais problemas.

“O ESA é um protocolo de comunicação que conecta todos os principais aspectos de um sistema”, disse Rahul Sood, CTO Global para o Mercado Gamer da HP. “O mais importante para a HP é que podemos usar tecnologia ESA para criar benefícios exclusivos e imediatamente aparentes para nossos consumidores.”

Empresas que trabalharam no desenvolvimento da Especificação ESA e na disponibilização de hardware com certificação ESA incluem:

PC OEMs: Dell y HP
Integradores: Alienware, Falcon Northwest y Maingear
Fabricantes de Placas-Mãe: ASUS, EVGA, Gigabyte, MSI y XFX
Fabricantes de Fontes, Cases e Sistemas de Refrigeração: CoolerMaster, CoolIT Systems, PC Power & Cooling, SilverStone, Tagan, Thermaltake, y Ultra

Compatibilidade e observância à especificação ESA será monitorada pela Allion, uma organização líder em testes de TI. Produtos que passarem pelo processo de certificação da Allion irão incorporar o novo logo ESA, de forma a ajudar os consumidores com mais uma informação importante para auxiliar sua decisão de compra.

Os primeiros sistemas, placas-mãe e componentes com certificação ESA estarão disponíveis a partir do final de novembro através de diversos parceiros do desenvolvimento do ESA.

Para mais informações sobre a tecnologia ESA, visite www.nvidia.com/ESA.

Sobre a NVIDIA
A NVIDIA Corporation é líder mundial em tecnologias de processadores gráficos programáveis. A Empresa cria produtos inovadores que mudam as indústrias de computação, dispositivos eletrônicos de consumo e dispositivos móveis. A NVIDIA está sediada em Santa Clara, Califórnia, e possui escritórios através da Ásia, Europa e Américas. Para maiores informações, visite http://la.nvidia.com.

Determinadas informações neste press release, incluindo, mas não se limitando a, declarações relativas a: benefícios, usos, impacto, performance e características da plataforma ESA e dos produtos compatíveis com ESA, disponibilidade de produtos ESA e procedimento de certificação ESA, são informações antecipadas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes do esperado. Fatores importantes que podem causas resultados materialmente diferentes incluem, mas não se limitam a: perda de performance quando da integração dos produtos; baixa demanda de produtos ESA; adoção por parte dos consumidores de produtos não compatíveis com ESA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; defeitos de software; outras mudanças nos padrões e interfaces da indústria, bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios NVIDIA preenchidos com a Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission) incluindo seu Formulário 10-Q para o trimestre encerrado em 29 de Julho de 2007. Cópias dos relatórios estão disponíveis em nosso website e podem ser acessadas sem custo algum. Estas declarações antecipadas não são uma garantia de desempenho futuro e falam apenas até esta data, e, exceto quando requisitado por lei, a NVIDIA releva qualquer obrigação de atualizar estas declarações de modo a refletir eventos ou circunstâncias futuras.

####

Copyright © 2007 NVIDIA Corporation. Todos os nomes de produtos e empresas podem ser marcas ou marcas registradas dos respectivos proprietários a que estiverem associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações podem mudar sem aviso prévio.

Informações para a Imprensa:
Danilo Valeta
Gerente de Comunicação
IMS Brasil

Interamerican Marketing Solutions
t. + 55 11 3047-4707
f. + 55 11 3047-4507
www.imsmarketing.com.







TwitterFacebookLinkedInGoogle+Reddit